sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

GRAVITON SCIENTIFIC SOCIETY: À PROCURA DE UM NOVO MÉTODO DE FAZER E ENSINAR CIÊNCIA


Edwar Davila Montenegro, Evanilde Fernandes da Rocha, Gilson Alves da Silva, Mailson Barroso, Francisco Peixoto Neto
IFPI, GSS

Resuno:
O lugar ocupado pelo Brasil no ensino de ciências no ranking PISA, chama a atenção não só por evidenciar problemas na educação brasileira, como também por sugerir que se deve fazer um check-up geral sobre as atuais estratégias e metodologias usadas no ensino-aprendizagem em ciências, sobre tudo no ensino de física, pois esta é uma das responsáveis por esta situação. No Brasil a física é uma das grandes responsáveis pela evasão escolar no ensino médio bem como dos cursos superiores em áreas a ns, situação que preocupa as entidades envolvidas, pois, as perdas de estudantes que iniciam um curso superior e não terminam, geram custos sociais, acadêmicos e econômicos. Em se tratando de física esse problema se deve em parte a que durante o ensino médio os alunos não desenvolvem adequadamente o conhecimento desta matéria, em vez disso a física só esta produzindo um sentimento de incapacidade, levando a alunos e professores a pensar que a física é uma disciplina temerosa e enfadonha. Neste trabalho relatamos as dificuldades burocráticas e ao mesmo tempo os logros conseguidos com a criação de uma organização sem fi ns lucrativos que visa o desenvolvimento de projetos de divulgação cientifica afim m de aproximar a sociedade do conhecimento cientifi co e principalmente testar, desenvolver ou aperfeiçoar metodologias de ensino-aprendizagem em física e ciências afi ns, as quais sejam mais e eficazes, que motive a alunos e professores a utilizar o espaço e tempo dentro da escola para construir conhecimentos, pesquisar, debater, compartilhar experiências e sobre tudo ao concluir o ensino médio ter um domínio sólido em física, o qual sirva de base para os cursos superiores, nas diversas áreas, mas sobre o tudo os de ciências e engenharias que são as principais coordenadas" que conduzirão pelo caminho certo caminho certo a qualquer país que almeje um desenvolvimento tecnológico, econômico e sobre tudo que tenha por objetivo ter um sistema de educação que satisfaça as exigências do século XXI.

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