Nestes últimos anos pode-se apreciar no Brasil uma carência de profissionais na área de ensino de Física, sobre tudo na rede publica de ensino fundamental e médio e ao mesmo tempo também se aprecia um baixo desempenho em ciências pelos alunos dos níveis básicos de educação, no ranking internacional da OECD-PISA (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Na tentativa de encontrar os caminhos que nos permitam melhorar este panorama, foi desenvolvido o presente trabalho, no qual se utilizou os céus como laboratório para observar e discutir descontraidamente muitos dos assuntos abordados na física, os quais a maioria de alunos tem adversidade quando abordados nas salas de aula. Esta pesquisa foi realizada no projeto “De olho no céu de Teresina”, desenvolvido no IFPI- Campus Teresina Central, no qual se constatou que a observação astronômica pode ser usada como uma ferramenta motivadora para melhorar o desempenho no ensino-aprendizagem de física, por ser esta uma atividade atraente, tanto para alunos quanto para professores.
|
João Steiner e Edward Montenegro em Florianópolis-SC |
|
Edward Montenegro, apresentando o seminário "A Observação Astronômica como Ferramente Motivadora para o Ensino–Aprendizagem em Física" no IV Encontro de Física e Astronomia da UFSC. |
|
Edward Montenegro, apresentando o seminário "A Observação Astronômica como Ferramente Motivadora para o Ensino–Aprendizagem em Física" no IV Encontro de Física e Astronomia da UFSC. |
|
Edward Montenegro, apresentando o seminário "A Observação Astronômica como Ferramente Motivadora para o Ensino–Aprendizagem em Física" no IV Encontro de Física e Astronomia da UFSC. |
|
Edward Montenegro, apresentando o seminário "A Observação Astronômica como Ferramente Motivadora para o Ensino–Aprendizagem em Física" no IV Encontro de Física e Astronomia da UFSC. |
|
Edward Montenegro, apresentando o seminário "A Observação Astronômica como Ferramente Motivadora para o Ensino–Aprendizagem em Física" no IV Encontro de Física e Astronomia da UFSC. |
|
Edward Montenegro, apresentando o seminário "A Observação Astronômica como Ferramente Motivadora para o Ensino–Aprendizagem em Física" no IV Encontro de Física e Astronomia da UFSC. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário